google-site-verification=7236xgf1xBcLF-qnHIJPodM9cH-tnLavu7fRMEvckIs
 
Posts

LOJA DE CURSOS

Últimos Posts

IPATRE capacita Staff do Colégio ARBOS - Atendendo a Lei nº 13.722 (Lei Lucas)

O Colégio ARBOS, tradicional grupo educacional do grande ABC paulista, está entre as escolas que saíram na frente para cumprir todos os requisitos exigidos pela Lei Nº 13.722 (LEI LUCAS).

No dia 30 de março de 2019 um grupo de funcionários se tornaram primeiro socorristas e foi implantado o plano de resposta rápida para situações de emergência.

O IPATRE foi a empresa escolhida para realizar esse treinamento e elaborou o plano de resposta rápida para o ARBOS. Com 10 anos de atuação, o IPATRE está entre os principais centros autorizados da American Heart Association-AHA do Brasil, já treinou mais de 17 mil alunos entre leigos, médicos, enfermeiros e profissionais da saúde em todo o território nacional e também conduziu missões internacionais levando as diretrizes AHA para o continente Africano, onde realizou cursos de formação de instrutores na Angola e turmas de BLS em Luanda.

De acordo com o Diretor Operacional do IPATRE, Denis Corrêa, esse é um trabalho essencial e deve ser exigido não só para escolas públicas e privadas, e sim em todos os locais com grande número de circulação de pessoas, como em condomínios, academias, shopping centers, parques, etc. Treinamos milhares de pessoas ao longo destes 10 anos de atuação, nos cursos de BLS- Suporte Básico de Vida para não profissionais da saúde, como brigadistas, funcionários dos departamentos administrativo, portaria e seguranças, nas principais empresas nacionais e multinacionais. Ainda assim é pouco, destaca Denis Corrêa, esse é um processo que não deveria ser motivado apenas pela criação de uma Lei que obriga os estabelecimentos a treinar suas equipes, e sim pela consciência e certeza de que qualquer pessoa pode salvar a vida de um amigo, familiar ou colega de trabalho em algumas situações de emergência.

No Brasil estamos engatinhando e poderíamos evitar um grande número de mortes causadas por acidentes, diminuir os casos graves de sequelas causadas por atendimento tardio nos prontos socorros e unidades intensivas de hospitais, e ainda economizar muito tempo e dinheiro gastos na saúde, apenas com ações simples que podem ser executadas por qualquer pessoa treinada para seguir um protocolo de primeiros socorros no padrão da American Heart Association, maior sociedade médica do mundo, especializada em treinamentos básicos e avançados para médicos e profissionais da saúde, diz um dos Diretores do IPATRE, o cardiologista Ronaldo Vasque que participou do treinamento no colégio ARBOS e de diversos treinamentos de ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia realizados nas principais Universidades, Hospitais como a rede SANTA HELENA, NEXT SAÚDE, e Cooperativas como SESCOOP da rede UNIMED, cliente do IPATRE há mais de 5 anos.

A maioria das ocorrências acontece longe dos hospitais e diferente do que acreditamos não são os médicos e profissionais da saúde que fazem a diferença nesse momento e sim qualquer pessoa treinada para identificar e prestar os primeiros socorros básicos, como em casos de engasgos ou paradas cardíacas, onde os 10 primeiros minutos são fundamentais para salvar uma vida ou evitar sequelas causada por um atendimento tardio.

Nossa missão no IPATRE é Ensinar a Salvar Vidas, nossos instrutores compõe um time de elite formado pelos melhores profissionais da área da saúde, em grande parte são Médicos emergencistas, Cardiologistas, Professores e Doutores, que estão a todo momento em constante atualização, participando de congressos, lecionando ou fazendo palestras em universidades, buscando as últimas revisões ou produzindo conteúdo relevante para profissionais da saúde, principalmente na área de emergência.

A Lei Lucas entrou em vigor dia 04/04/2019, e a partir desta data todos os estabelecimentos de ensino já deveriam estar adequados para cumprir os requisitos básicos da LEI 13.722.

Fale com nossa Consultora de Educação para Saúde, Denise Sperine, e tenha um plano de resposta rápida para emergência em sua escola, ou saiba mais em Programa Escola Segura.