google-site-verification=7236xgf1xBcLF-qnHIJPodM9cH-tnLavu7fRMEvckIs
 
Posts

LOJA DE CURSOS

Últimos Posts

Cuidados no Carnaval


Com a proximidade do carnaval, uma das festas mais esperadas do ano, alguns cuidados importantes devem ser tomados pelos foliões para aproveitar esta festa sem agravos à saúde.

É comum durante esse período os prontos-socorros e hospitais receberem grande número de pacientes com queixas relacionadas a falta de cuidados básicos como, por exemplo: desidratação, intoxicação alimentar e insolação.

Em lugares mais quentes os cuidados precisam ser redobrados. Deve-se ter cautela com os alimentos consumidos em praias, procurar saber a procedência, como são preparados e armazenados é fundamental. Observar cheiro e gosto, além da aparência são excelentes dicas. Evitar levar alimentos que estraguem fora de refrigeração. O uso de recipientes térmicos ou até mesmo gelo ajudam a mantê-los conservados por um tempo maior, porém esse tempo também é limitado. Alimentos armazenados em temperatura incorreta e expostos ao sol e calor levam a multiplicação de microrganismos que são prejudiciais à saúde.

Aos primeiros sinais de possível intoxicação alimentar (náusea ou vômito, dor abdominal, febre, calafrios, diarreia) o serviço médico deverá ser procurado.

Atenção especial deve ser dada à hidratação. A água exerce várias funções importantes no nosso organismo como: regular a temperatura corporal, eliminar as toxinas pela urina, digestão entre outros. É fundamental a ingestão constante de líquidos, a preferência deve ser dada aos líquidos naturais: água, água de coco, sucos de frutas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima como quantidade ideal a ingestão diária de 2 a 2,5 litros variando um pouco dependendo do sexo. A sede e a cor da urina são parâmetros para você avaliar a sua hidratação, quanto mais amarelada ou alaranjada ela estiver menor foi sua ingestão de líquido. Ah, vale lembrar que líquido em excesso também é prejudicial, pois pode acarretar distúrbios de substâncias no sangue como o sódio e bebidas alcoólicas não entram como líquidos recomendados para hidratação.

Sintomas de sede intensa, fadiga, tontura, sonolência, dores de cabeça, boca seca, coração acelerado podem indicar desidratação e merecem ser avaliados.

Fique alerta, não perca a festa.

Mantenha a sua saúde em dia, seu bem mais precioso. Procure o seu médico regularmente!

Dra. Evelyne Costa

CRM:143355

Médica Clínica Geral e Instrutora de ACLS do IPATRE.