google-site-verification=7236xgf1xBcLF-qnHIJPodM9cH-tnLavu7fRMEvckIs

Suporte Básico de Vida: A importância de saber fazer RCP em qualquer lugar, a qualquer hora.

Em matéria publicada na edição de dezembro da revista Runner´s World Brasil, o corredor Cristiano Goldenberg de 41 anos sofreu uma Parada CardioRespiratória (PCR) de cerca de 16 minutos durante uma prova de 21km ocorrida no Rio de Janeiro no ano de 2015.

Cristiano teve a sorte de ser prontamente atendido por outros corredores (2 médicos e 1 enfermeira) que sabiam como proceder as manobras de Ressuscitação CardioRespiratória (RCP).

 

Ai você pergunta: "Ah mas ele foi atendido por profissionais de saúde treinados, assim fica mais fácil e se eles não estivessem por lá, quais as chances?"

 

Eventos como este são difíceis de prever e muitas vezes evoluem para o que chamamos de Morte Súbita, PODE ACONTECER A QUALQUER MOMENTO, COM PESSOAS DE QUALQUER IDADE E EM QUALQUER LUGAR.

 

Nos EUA as estatÍsticas nos trazem um evento similar a este a cada 90 SEGUNDOS.

 

Infelizmente no Brasil ainda temos poucas pessoas treinadas em RCP, mas esta situação está mudando ano após ano graças a diversas iniciativas de escolas especializadas que se dedicam a oferecer treinamento de primeiros socorros e atendimento a PCR a pessoas leigas de todas as idades.

 

As técnicas de atendimento iniciais à PCR são chamadas de Suporte Básico de Vida (SBV) e juntas compõem as etapas mais importantes de todo o ciclo de atendimento à PCR pois,  a cada minuto que esta vítima fica sem receber a assistência adequada, cerca de 10% da chance de recuperação se esvai, portanto após cerca de 10 minutos de uma PCR presenciada as chances de recuperação são bastante reduzidas, com as manobras de RCP corretamente executadas reduzimos de 10  para algo em torno de 3 a 4% .por minuto as chances de recuperação, ou seja, temos mais tempo até a chegada de uma equipe profissional, como o  SAMU 192, por exemplo.

 

Considerando que o resgate profissional levará um tempo para chegar à ocorrência, é fundamental que alguém com treinamento que esteja próximo já inicie o atendimento,

 

A boa notícia é que essa pessoa pode ser VOCÊ!

 

Já pensou que um treinamento rápido e barato (cerca de 5 a 6h) pode lhe preparar para salvar vidas de adultos, crianças e bebês?.

 

Já pensou que muitas destas vidas podem ser de pessoas próximas, tais como familiares e amigos?.

 

É importante capacitar e certificar o maior número de pessoas para a prática do SBV, essa ação  vai reduzir bastante o número de vítimas

 

O IPATRE realiza e certifica leigos e profissionais da saúde de todos os níveis, fale conosco e participe de nossas turmas: www.ipatre.com.br ou acesse nossa loja: www.loja.ipatre.com.br

 

 

 

.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts

LOJA DE CURSOS

IPATRE capacita Staff do Colégio ARBOS - Atendendo a Lei nº 13.722 (Lei Lucas)

April 9, 2019

1/3
Please reload

Últimos Posts

May 25, 2017

Please reload

  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon

© Copyright 2016 por Ipatre

Contato

Tels: 11 4902-1911 I 11 4423-1541

WhatsApp: 11 97691-4685

Email: contato@ipatre.com.br

Unidade de Ensino

Rua Marechal Hermes, 44

Bairro Jardim - Santo André

SP - CEP: 09090-230