Sistema de Saúde
de Alta Confiabilidade

Conceitos e técnicas do programa de CRM da aviação voltados para área da Saúde.



VISÃO GERAL DO CURSO
Trabalhar em ambientes intra-hospitalares, exige procedimentos, comportamentos e ações adequadas, que reflitam ações que favoreçam o trabalho de toda equipe, principalmente em unidades de pronto atendimento ou terapia intensiva. Por isso o curso HCRM - Health Crew Resource Management do IPATRE utiliza técnicas de CRM extraídos dos programas de segurança da aviação, onde o principal objetivo é diminuir a incidência de falhas humanas nas operações e melhorar o processo decisório de toda a equipe em momentos de crise, comuns em ambientes de urgência e emergência na área da saúde.

Médicos, Enfermeiros, Gestores de Recursos Humanos e demais Profissionais da Saúde.

Certificação Oficial NEU.

16 horas.

Dr. Hélio Penna Guimarães
- Diretor Científico do IPATRE.
- Professor Titular da Disciplina de Medicina de Emergência do Centro Universitário São Camilo-CUSC-SP. Professor Titular da Disciplina de Medicina Intensiva do Centro Universitário São Camilo-CUSC-SP
- Máster em Gestão de Serviços da Saúde (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas-FGV.
- Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo-USP.
- Mais de 100 artigos em periódicos científicos, 280 capítulos de livros e 26 publicações de relevância na área da saúde.
Currículo Lattes

Valter Carneiro da Cunha D. Moreira
- Facilitador de CRM para Aviação Geral e Comercial
- Multiplicador de Segurança Operacional na Aviação Comercial
- Instrutor de Aeronautas e Aeroviários
- Instrutor e Palestrante de CRM Hospitalar
- Instrutor e Facultado HCRM IPATRE
Desde 1991 atua como Instrutor e Consultor de Segurança Operacional em Empresas de Grande porte na Aviação Civil
Ao longo deste curso o aluno terá oportunidade de:
IDENTIFICAR:
- Ameaças Presentes
Internas: Ergonomia, Cultura Organizacional, Comunicação, Empatia, Fadiga, Fatores Humanos, entre outras.
Externas: Avaliação de Eventos e Informações do ambiente externo que podem desestabilizar e interferir na rotina e segurança do local (informações, terceiros, familiares).
- Ameaças do sistema (Normas e Procedimentos)
- Conflitos nas relações interpessoais e intrapessoais (Power Distance)
PRATICAR:
- Comunicação Assertiva
- Trabalho em Equipe (Gestão de Conflitos)
- Liderança e Processo Decisório
- Cenários de Simulação Realística.